terça-feira, 12 de julho de 2016

ENEM-CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA 64 a 70

Você já  está revisando as questões do  ENEM 2015 DIA 1 CADERNO AMARELO ?

Revise aqui comigo, tem comentários das questões pra você se organizar.
As questões antecedentes  estão nas postagens anteriores.
Hoje veremos mais BIOLOGIA....bem as questões de FÍSICA e QUÍMICA a quais poderei formalizar uma explicação adequada serão postadas, as que não forem possíveis ficarão citadas apenas, ok!!!!



QUESTÃO 64


Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre.
Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água. Uma das características a que o texto se refere é a:

(A) a reprodução por viviparidade. ------- (em mamíferos)
(B) respiração pulmonar nos adultos. 
(C) regulação térmica por endotermia.  
(D) cobertura corporal delgada e altamente permeável.
(E) locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos.

COMENTÁRIO: Como o coração dos anfíbios possui 3 cavidades, em um momento o sangue venoso se mistura com o arterial ( ué mas o que isto tem a ver???) Calma!!! Acompanha o raciocínio..... desta forma a respiração cutânea, pela pele, compensa esse detalhe e para isso a pele deve sempre estar úmida para melhorar as trocas gasosas, assim os anfíbios dependem de ambientes úmidos para sua reprodução e sua manutenção respiratória.

QUESTÃO 65 - QUÍMICA ORGÂNICA

QUESTÃO 66
A definição de queimaduras é bem ampla, porém, basicamente, é a lesão causada pela ação direta ou indireta produzida pela transferência de calor para o corpo. A sua manifestação varia desde bolhas (flictenas) até formas mais graves, capazes de desencadear respostas sistêmicas proporcionais à gravidade da lesão e sua respectiva extensão. Muitas vezes, os primeiros socorros prestados à vítima, ao invés de ajudar, acabam agravando ainda mais a situação do paciente.
Ao se deparar com um indivíduo que sofreu queimaduras com formação de flictena, o procedimento de primeiros socorros que deve ser realizado antes de encaminhar o paciente ao hospital é:
(A) colocar gelo sobre a flictena para amenizar o ardor
(B) utilizar manteira para evitar o rompimento da flictena
(C) passar creme dental parar diminuir a ardência da flictena
(D) perfura a flictena para que a água acumulada seja liberada.
(E) cobrir a flictena com gazes molhados para evitar a desidratação.
Comentário: Uma das funções da pele é evitar a desidratação, infecções por microrganismos, assim com a pele destruída uma das ações é cobrir com gases molhadas com água de preferencia destilada ou solução fisiológica. Flictena são as bolhas que se formam na região da queimadura.
QUESTÃO 67 FÍSICA
As altas temperaturas de combustão e o atrito entre suas peças móveis são alguns dos fatores que provocam o aquecimento dos motores à combustão interna. Para evitar o superaquecimento e consequentes danos a esses motores, foram desenvolvidos os atuais sistemas de refrigeração, em que um fluido arrefecedor com propriedades especiais circula pelo interior do motor, absorvendo o calor que, ao passar pelo radiador, é transferido para a atmosfera.
Qual propriedade o fluido arrefecedor deve possuir para cumprir seu objetivo com maior eficiência?
a) Alto calor específico.
b) Alto calor latente de fusão.
c) Baixa condutividade térmica.
d) Baixa temperatura de ebulição.
e) Alto coeficiente de dilatação térmica.
 COMENTÁRIO: O fluído arrefecedor deve possuir um alto calor específico , substâncias com alto calor específico precisam de muita energia para mudar a temperatura, ou seja, quanto maior o calor específico, maior a quantidade de calor no sistema para aumentar a temperatura.
QUESTÃO 68
Pesticidas são substâncias utilizadas para promover o controle de pragas. No entanto, após sua aplicação em ambientes abertos, alguns pesticidas organoclorados são arrastados pela água até lagos e rios e, ao passar pelas guelras dos peixes, podem difundir-se para seus tecidos lipídicos e lá se acumularem.
A característica desses compostos, responsável pelo processo descrito no texto, é o(a):
(A) baixa polaridade.
(B) baixa massa molecular.
(C) ocorrência de halogênios.
(D)tamanho pequeno das moléculas.
(E) presença de hidroxilas nas cadeias.
COMENTÁRIO: Como se misturam com a água, a polaridade ajuda no processo, inclusive de penetrar nos tecidos adiposos.

QUESTÃO 69 QUÍMICA

QUESTÃO 70

Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação). Essa especiação não ocorre devido ao(a):
(A) oscilação genética das raças.
(B) convergência adaptativa entre raças.
(C) isolamento geográfico entre as raças.
(D) seleção natural que ocorre entre as raças.
(E) manutenção do fluxo gênico entre as raças.
COMENTÁRIOS: As raças de cães se deram por seleção artificial realizada pelo homem, com uma única espécie Canis familiaris , assim não pode surgir novas espécies pois ocorre a manutenção do fluxo gênico entre as raças.

ENEM-CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA 58-61

Caderno ENEM dia 1 CADERNO AMARELO QUESTÕES 58-61


Você já  está revisando as questões do  ENEM 2015 DIA 1 CADERNO AMARELO ?

Revise aqui comigo, farei comentários das questões pra você se organizar.
As questões 47 a 54 estão nas postagens anteriores.
Hoje veremos mais BIOLOGIA....bem as questões de FÍSICA e QUÍMICA a quais poderei formalizar uma explicação adequada serão postadas, as que não forem possíveis ficarão citadas apenas, ok!!!!

QUESTÃO 55- FÍSICA ÓTICA
QUESTÃO 56- QUÍMICA 
QUESTÃO 57- QUÍMICA

QUESTÃO 58
Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (ibn al-Haytham 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em um tecido utilizado como anteparo.
Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao(à)
(a) íris.   (b) retina.  (c) pupila.   (d) córnea.   (e) cristalino

COMENTÁRIO:
Observe as imagens abaixo, no início da questão você pode até pensar que é uma questão de Óptica, mas não, ela relaciona a estrutura anatômica do olho humano, observe de fora pra dentro a luz entrando no olho:

Conjuntiva-córnea (córnea é a parte translúcida da conjuntiva)
Íris- parte colorida pigmentada
Pupila- regula a passagem de Luz , em ambientes escuros ela abre para aumentar a passagem de luz e em ambientes iluminados ela fecha diminuindo a passagem de luz equilibrando a intensidade de luz.
Cristalino- é a lente do olho, tem a propriedade de contrair e expandir, após os 40 anos esta propriedade diminui e há a necessidade do uso de óculos. 
Humor vítreo- Líquido que preenche o olho.
Retina:Local onde estão as células fotosensíveis, neurônios responsáveis por receber o estímulo luminoso,transforma-lo em impulso nervoso sendo conduzido ao cortéx visual no cérebro.
RESPOSTA ALTERNATIVA (B) RETINA





QUESTÃO 59 FÍSICA DINÂMICA
QUESTÃO 60 QUÍMICA 


QUESTÃO 61

Tanto a febre amarela quanto a dengue são doenças causadas por vírus do grupo dos arbovírus, pertencentes ao gênero Flavivirus, existindo quatro sorotipos para o vírus causador da dengue. A transmissão de ambas acontece por meio da picada de mosquitos, como o Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas características, hoje somente existe vacina, no Brasil, para a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Dengue. Instruções para pessoal de combate ao vetor. Manual de Normas Técnicas. Disponível em http://portal.saude.gov.br Acesso em 7 ago 2012 (adaptado)


Esse fato pode ser atribuído à:
(A) maior taxa de mutação do vírus da febre amarela do que do vírus da dengue.
(B) alta variabilidade antigênica do vírus da dengue em relação ao vírus da febre amarela. 
(C) menor adaptação do vírus da dengue à população humana do que do vírus da febre amarela.
(D) presença de dois tipos de ácidos nucleicos no vírus da dengue e somente um tipo no vírus
(E) baixa capacidade de indução da resposta imunológica pelo vírus da dengue em relação ao da febre amarela.

A variabilidade antigênica é um mecanismo importante que alguns vírus dispõem para evitar a  capacidade neutralizante dos anticorpos em outras palavras o vírus da dengue é resistente aos anticorpos produzidos pela resposta imunológica à vacina.

QUESTÃO 62  QUÍMICA
QUESTÃO 63  FÍSICA




ENEM-CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - 50-51-54


Você já  está revisando as questões do  ENEM 2015 ?
Revise aqui comigo, farei comentários das questões pra você se organizar.
As questões 47-48-49 estão na postagem anterior.
Hoje veremos mais BIOLOGIA....bem as questões de FÍSICA e QUÍMICA a quais poderei formalizar uma explicação adequada serão postadas, as que não forem possíveis ficarão citadas apenas, ok!!!!

Caderno ENEM dia 1 CADERNO AMARELO QUESTÕES 50-51-54



QUESTÃO 50-QUÍMICA


Em um experimento, colocou-se água até a metade da capacidade de um frasco de vidro e, em seguida, adicionaram-se três gotas de solução alcoólica de fenolftaleína. Adicionou-se bicarbonato de sódio comercial, em pequenas quantidades, até que a solução se tornasse rosa. Dentro do frasco, acendeu-se um palito de fósforo, o qual foi apagado assim que a cabeça terminou de queimar. Imediatamente, o frasco foi tampado. Em seguida, agitou-se o frasco tampado e observou-se o desaparecimento da cor rosa.

MATEUS. A. L Química na cabeça. Belo Horizonte. UFMG, 2001 (adaptado)


A explicação para o desaparecimento da cor rosa é que, com a combustão do palito de fósforo, ocorreu o(a)


(A) formação de óxidos de caráter ácido.
(B) evaporação do indicador fenolftaleína.

(C) vaporização de parte da água do frasco.

(D) vaporização dos gases de caráter alcalino.

(E) aumento do pH da solução no interior do frasco.
COMENTÁRIO:

Esta é uma questão de química. A fenolftaleína é um indicador ácido/base, isto é, em soluções básicas ou alcalinas reage apresentando coloração rosa. Ao colocar o bicarbonato na água o meio fica básico/alcalino e a coloração da solução rosada. Ao acender o fósforo a combustão libera óxidos ácidos como CO2 e SO2 que reagem com a água deixando o meio ácido e diminuindo a coloração rosa da solução. 
RESPOSTA ALTERNATIVA (A)


QUESTÃO 51-FÍSICA
Uma pessoa abre uma geladeira, verifica o que há dentro e depois fecha a porta dessa geladeira. Em seguida, ela tenta abrir a geladeira novamente, mas só consegue fazer isso depois de exercer uma força mais intensa do que a habitual.



A dificuldade extra para reabrir a geladeira ocorre porque o(a)



(A) volume de ar dentro da geladeira diminuiu.

(B) motor da geladeira está funcionando com potência máxima.

(C) força exercida pelo ímã fixado na porta da geladeira aumenta.

(D) pressão no interior da geladeira está abaixo da pressão externa.

(E) temperatura no interior da geladeira é inferior ao valor existente antes de ela ser aberta.


COMENTÁRIO:
Ao abrir a geladeira, o ar no espaço interno se aquece e se expande (GASES SE EXPANDEM COM O AUMENTO DA TEMPERATURA) devido a circulação de ar e à diferença de temperatura dentro e fora, assim ao fechar a porta tem menos moléculas de ar no espaço interno da geladeira devido a expansão e consequentemente a pressão dentro fica menor do que fora. A pressão atmosférica é maior e comprime a porta que para abri-la você deverá empregar mais força.
RESPOSTA ALTERNATIVA (A) 



QUESTÃO 52-53 (FÍSICA) CINEMÁTICA, DINÂMICA E NUCLEAR 





QUESTÃO 54

A palavra “biotecnologia” surgiu no século XX, quando o cientista Herbert Boyer introduziu a informação responsável pela fabricação da insulina humana em uma bactéria, para que ela passasse a produzir a substância.

Disponível em: www.brasil.gov.br Acesso em 28 jul 2012 (adaptado)


As bactérias modificadas por Herbert Boyer passaram a produzir insulina humana porque receberam

(A) a sequência de DNA codificante de insulina humana.
(B) a proteína sintetizada por células humanas..

(C) um RNA recombinante de insulina humana..

(D) o RNA mensageiro de insulina humana.

(E) um cromossomo da espécie humana.


Para que as bactérias sejam capazes de sintetizar a insulina é preciso da sequência de DNA correspondente para transcrição do mRNA.
RESPOSTA ALTERNATIVA (A)

Lembrem que bactérias são PROCARIONTES, não possuem envoltórios nucleares e assim o processo é muito mais simplificado em relação a dos EUCARIONTES.