quarta-feira, 26 de outubro de 2016

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE RESPIRAÇÃO CELULAR


A respiração celular está relacionada com o metabolismo energético das células, ou seja, o modo como as células processam bioquimicamente as moléculas de glicose para dispor de energia para suas funções vitais, esta energia é disponibilizada no meio celular em forma de ATP (Adenosina Trifosfato).
Divide-se em dois processos: respiração anaeróbia e respiração aeróbia.
Respiração anaeróbia ou Glicólise: ocorre a nível de citosol, sem presença ou participação do oxigênio. A molécula de glicose (C6H12O6) inicia a degradação bioquímica com investimento inicial no processo de 2 ATPs resultando:
·         2 moléculas de Piruvato (3 carbonos)
·         4 ATPs
·         Liberação de elétrons energizados de 4 átomos de Hidrogênio
·         Os elétrons são capturados por moléculas aceptoras de NAD (Nicotinamida-adenina- denucleotídeo) formando NADH2.
·         Saldo energético= 2 ATPs

Respiração aeróbia: ocorre nas mitocôndrias (organela citoplasmática) envolvendo dois processos:
a-    Ciclo de Krebs:
·         Na Mitocôndria o Piruvato reage bioquimicamente com a coenzima A resultando em acetil-coenzima A (2 Carbonos), gás carbônico (CO2) e hidrogênios que são capturados por um NAD convertido em NADH2 (vai para a próxima etapa cadeia respiratória)

·         O Acetil-CoA reage bioquimicamente com uma molécula de ácido oxalacético (4 carbonos) resultando em citrato (ácido cítrico= 6 carbonos) e Coenzima A
·         O ácido cítrico entra no Ciclo de Krebs convertendo-se bioquimicamente em CO2 e outros compostos como 8 hidrogênios que reagem com moléculas aceptoras (NAD e FAD) formando NADH2 e FADH2
·         Cada Acetil que reage forma 1ATP = saldo energético= 2 ATP

b-    Cadeia respiratória: dos 8 hidrogênios liberados, 6 combinaram-se com NAD formando NADH2 e 2 hidrogênios combinaram-se com FAD formando FADH2;
Na cadeia respiratória estes hidrogênios combinam-se com uma cadeia de citocromos distribuindo gradualmente a energia até o final reagir com o oxigênio resultando em água (H2O).
Num processo chamado de fosforilação oxidativa cada NADH2 formará de 3 ATPs a partir de 3 ADPs e 3 fosfatos. O FADH2 formará 2 ATPs .

Saldo energético= 34 ATP                        Saldo energético total= 38 ATP