quarta-feira, 13 de julho de 2016

ENEM-CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA 71 a 90



Você já  está revisando as questões do  ENEM 2015 DIA 1 CADERNO AMARELO ?


Revise aqui comigo, tem comentários das questões pra você se organizar.
As questões antecedentes  estão nas postagens anteriores.
Hoje veremos mais BIOLOGIA....bem as questões de FÍSICA e QUÍMICA a quais poderei formalizar uma explicação adequada serão postadas, as que não forem possíveis ficarão citadas apenas, ok!!!!



QUESTÃO 71 - QUÍMICA

QUESTÃO 72

Alimentos em conserva são frequentemente armazenados em latas metálicas seladas, fabricadas com um material chamado folha de flandres, que consiste de uma chapa de aço revestida com uma fina camada de estanho, metal brilhante e de difícil oxidação. É comum que a superfície interna seja ainda revestida por uma camada de verniz à base de epóxi, embora também existam latas sem esse revestimento, apresentando uma camada de estanho mais espessa.

SANTANA. V. M. S. A leitura e a quimica das substâncias. Cadernos PDE. Ivaiporã Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED); Universidade Estadual de Londrina, 2010 (adaptado).


Comprar uma lata de conserva amassada no supermercado é desaconselhável porque o amassado pode

(A) alterar a pressão no interior da lata, promovendo a degradação acelerada do alimento.

(B) romper a camada de estanho, permitindo a corrosão do ferro e alterações do alimento.
(C) prejudicar o apelo visual da embalagem, apesar de não afetar as propriedades do alimento.

(D) romper a camada de verniz, fazendo com que o metal tóxico estanho contamine o alimento.

(E) desprender camadas de verniz, que se dissolverão no meio aquoso, contaminando o alimento.

COMENTÁRIO: Com certeza na parte amassada se perde o revestimento de estanho e o ferro pode oxidar alterando a qualidade do alimento.

QUESTÃO 73  - FÍSICA

QUESTÃO 74 


O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares.

Em um mesmo organismo, a diferenciação dessas células ocorre por:

(A) produzirem mutações específicas.

(B) possuírem DNA mitocondrial diferentes.

(C) apresentarem conjunto de genes distintos.

(D) expressarem porções distintas do genoma.

(E) terem um número distinto de cromossomos.

COMENTÁRIO: Em organismos pluricelulares temos muitos tecidos diferentes que executam funções diferentes, como todas as células de um organismo se origina de uma única célula, o zigoto, este possui um genoma (conjuto de genes) que será transmitido para todas as células que virão a existir. Bem, como elas ficam diferentes??? Claro que cada uma expressa um conjunto diferente do genoma, ou seja, partes diferentes do genoma tem informações diferentes.

QUESTÃO 75 - FÍSICA

QUESTÃO 76


Muitos estudos de síntese e endereçamento de proteínas utilizam aminoácidos marcados radioativamente para acompanhar as proteínas, desde fases iniciais de sua produção até seu destino final. Esses ensaios foram muito empregados para estudo e caracterização de células secretoras. Após esses ensaios de radioatividade, qual gráfico representa a evolução temporal da produção de proteínas e sua localização em uma célula secretora?

COMENTÁRIO: A alternativa correta é a (C) pois os aminoácidos estão primeiro  no retículo endoplasmático, segundo no complexo de Golgi e por último nas vesículas de secreção, esta é a sequência correta é possível acompanhar o gráfico e perceber o que vai ocorrendo ao longo do tempo.


















QUESTÃO 77 - FÍSICA

QUESTÃO 78

Euphorbia mili é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.
MOREIRA. C. P. s.; ZANI. C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia. n. 3. 2010 (adaptado).
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da:
(A) dengue.
(B) malária.
(C) elefantíase.
(D) ascarídiase.
(E) esquistossomose.
COMENTÁRIO:  Como o produto é um potente muluscicida (mata moluscos) deve ser identificado a verminose que possui um molusco como hospedeiro intermediário, no caso a Esquistossomose que possui o molusco-caramujo Planorbídeo como hospedeiro intermediário. Veja acima o ciclo da Esquistossomose:
Ovos no ambiente aquático>larva 1 na água-miracídeo>miracídeo infecta o caramujo> larva 2 cercária sai do caramujo> larva cercária infecta o ser humano
QUESTÃO 79 - QUÍMICA ORGÂNICA
QUESTÃO 80 - FÍSICA
QUESTÃO 81
Normalmente, as células do organismo humano realizam a respiração aeróbica, na qual o consumo de uma mólecula de glicose gera 38 moléculas de ATP. Contudo em condições anaeróbicas, o consumo de uma mólecula de glicose pelas células é capaz de gerar apenas duas moléculas de ATP.
Qual curva representa o perfil de consumo de glicose, para manutenção da homeostase de uma célula que inicialmente está em uma condição anaeróbica e é submetida a um aumento gradual de concentração de oxigênio?
(A) 1     (B) 2      (C) 3      (D) 4         (E) 5
COMETÁRIO: Resposta altertativa (E), Bem, a curva parte com consumo alto de glicose na situação de anaerobiose e vai caindo conforme aumenta a concentração de oxigênio  pois assim a célula produz mais ATP com menos glicose, antes, em anaerobiose precisava de mais glicose pra produzir menos ATP.
QUESTÃO 82  - FÍSICA
QUESTÃO 83  
A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico. Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em sequência, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica. A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, +18.
A alteração cromossômica da criança pode ser classificada como:
(A) estrutural, do tipo deleção.
(B) numérica, do tipo euploidia.
(C) numérica, do tipo poliploidia.
(D) estrutural, do tipo duplicação.
(E) numérica, do tipo aneuploidia.
COMENTÁRIO: o cariótipo citado possui um autossomo a mais (invés de 46 tem 47+18) significando que há um cromossomo 18 a mais caracterizando uma mutação numérica do tipo aneuploidia.
QUESTÃO 84
Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede.
Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.
Nessa situação o sistema excretor dos estudantes:
(A) aumentou a filtração glomerular.
(B) produziu maior volume de urina.
(C) produziu urina com menos ureia.
(D) produziu urina com maior concentração de sais.
(E) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.
COMENTÁRIO: Bem, aqui temos uma situação "a prova de tudo" como a criatura está no sol e suando certamente vai desidratar, para evitar isso o corpo reabsorve mais água nos rins reduzindo o volume de urina e deixando-a mais concentrada em sais.
QUESTÃO 85 E 86 - QUÍMICA ORGÂNICA
QUESTÃO 87
O nitrogênio é essencial para a vida e o maior reservatório global desse elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação na matéria orgânica são microrganismos fixadores de N2, que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas.
ADUAN, R. E. et aI. Os grandes ciclos biogeoquímicos do planeta. Planaltina: Embrapa, 2004 (adaptado).
Animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela:
(A) absorção do gás nitrogênio pela respiração.
(B) ingestão de moléculas de carboidratos vegetais.
(C) incorporação de nitritos dissolvidos na água consumida.
(D) transferência da matéria orgânica pelas cadeias tróficas.
(E) protocooperação com microrganismos fixadores de nitrogênio.
COMENTÁRIO: o nitrogênio vem da alimentação, principalmente das proteínas, transferência de matéria orgânica pelas cadeias alimentares (níveis tróficos).
QUESTÃO 88 - FÍSICA
QUESTÃO 89
Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método simples, barato e eficaz de remoção de petróleo contaminante na água, que utiliza um plástico produzido a partir do líquido da castanha-de-caju (LCC). A composição química do LCC é muito parecida com a do petróleo e suas moléculas, por suas características, interagem formando agregados com o petróleo. Para retirar os agrega dos da água, os pesquisadores misturam ao LCC nanopartículas magnéticas.
KIFFER, D. Novo método para remoção de petróleo usa óleo de mamona e castanha-de-caju. Disponivel em: www.faperj.br.Acessoem: 31 jul. 2012 (adaptado).
Essa técnica considera dois processos de separação de misturas, sendo eles, respectivamente:
(A) flotação e decantação.
(B) decomposição e centrifugação.
(C) floculação e separação magnética.
(D) destilação fracionada e peneiração.
(E) dissolução fracionada e magnetização.
COMENTÁRIO:A formação de agregados caracteriza a floculação e a presença de nanopartículas magnéticas caracterizam a separação magnética.
QUESTÃO 90 - QUÍMICA
A soda cáustica pode ser usada no desentupimento de encanamentos domésticos e tem, em sua composição, o hidróxido de sódio como principal componente, além de algumas impurezas. A soda normalmente é comercializada na forma sólida, mas que apresenta aspecto “derretido” quando exposta ao ar por certo período.
O fenômeno de “derretimento” decorre da:
(A) absorção da umidade presente no ar atmosférico.
(B) fusão do hidróxido pela troca de calor com o ambiente.
(C) reação das impurezas do produto com o oxigênio do ar.
(D) adsorção de gases atmosféricos na superfície do sólido.
(E) reação do hidróxido de sódio com o gás nitrogênio presente no ar.
COMENTÁRIO: O fato do NaOH ser higroscópico facilita a retenção do vapor de água presente no ar, a intensidade é tão grande que se acumula gotículas de água líquida que dissolve o composto tornando-o com a aparência derretida como citado no enunciado da questão.