domingo, 17 de julho de 2016

VESTIBULAR DE INVERNO-UCS PROVA DE BIOLOGIA COMENTADA


Revise aqui comigo a prova de Biologia da Universidade de Caxias do Sul,  tem comentários das questões pra você se organizar.


PROVA A
1

O termo “superbactérias” é atribuído a bactérias que desenvolveram resistência a antibióticos. No Brasil, nos últimos anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem aumentado o controle do uso dos antibióticos. Assinale a alternativa que justifica esse controle na utilização de antibióticos. 


(a) O uso abusivo de antibióticos e a capacidade de as bactérias manterem ou transmitirem genes de resistência a antibióticos.   SE VOCÊ USA ANTIBIÓTICOS DE FORMA INDISCRIMINADA VOCÊ ESTARÁ SELECIONANDO BACTÉRIAS RESISTENTES, ASSIM, LOGO MAIS ESTES ANTIBIÓTICOS NÃO TERÃO EFEITO SOBRE ESTAS BACTÉRIAS RESISTENTES.

(b) O uso indiscriminado de antibióticos no tratamento da gripe H1N1. (PARA VIROSES NÃO SE UTILIZAM ANTIBIÓTICOS SÓ VACINAS)
(c) A indicação de antibióticos para o tratamento de Dengue, Zika e Chikungunya.
(d) O uso indiscriminado de probióticos em rações de animais de criação.
(e) O uso de antibióticos na água em produções agrícolas no combate à cisticercose.

2
No ano das Olimpíadas/2016 no Brasil, o doping é uma das preocupações fundamentais do Comitê Olímpico Internacional (COI). Com o avanço da tecnologia, novas drogas são sugeridas aos atletas de alto-desempenho. Daí surgiu a necessidade de um eficiente controle de dopagem. Sobre a dopagem, ética e saúde dos atletas, é correto afirmar que 

(a) a sociedade vem fazendo uso de automedicação e de química para melhorar o desempenho ou a aparência pessoal.     OBS Os atletas olímpicos da federação russa estão sob investigação devido a permissão daquele país do uso de substâncias proibidas pelo comitê olímpico.

(b) uma classe de substâncias polêmicas é a dos diuréticos, pois como causam diminuição no volume de urina, podem mascarar o uso de outras substâncias. 

(c) muitos atletas utilizam para melhorar o estado de alerta, estendendo-se também a algumas profissões como, por exemplo, motoristas, sem perigo à sociedade e à saúde. 

(d) algumas drogas, chamadas sociais, são usadas legalmente no Brasil como forma de aceitação, como cigarro, álcool e maconha, mas são proibidas pelo COI. 

(e) há um dilema cultural, pois muitas pessoas utilizam alucinógenos como parte de rituais, proibindo que atletas pertencentes a essas culturas participem de competições esportivas.

3
Uma senhora foi picada por um animal invertebrado e, preocupada, ligou para o Centro de Informações Toxicológicas (CIT), fone 0800 7213000, plantão 24 horas. O CIT solicitou a descrição do animal que, de acordo com as informações dadas, revelou-se ter quatro pares de patas, cefalotórax e abdômen fundidos e quelíceras. O animal descrito acima trata-se de um
(a) aracnídeo, uma centopeia. Centopéia é diplopoda

(b) aracnídeo, um carrapato. Cefalotórax e abdome e 4 pares de patas caracterização principal da classe Arachnida

(c) inseto, um escorpião. Escorpiões são da classe arachnida.

(d) inseto, um percevejo. Estamos falando de aracnídeos e não de insetos. 

(e) diplópode, uma lacraia. Descrição de Diplopoda com cabeça, tronco e dois pares de patas por segmento.

4

Antes do aparecimento da indústria petroquímica, a fabricação de roupas, embora artesanal, dependia dos fabricantes de tecidos ou de tecelãs. A matéria-prima utilizada continua semelhante, basicamente de origem orgânica animal e vegetal, mas tem sido continuamente aprimorada.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta. 

(a) O tecido mais valorizado era a seda, produzida por um inseto da ordem Lepidoptera. O bixo da seda é a  larva de uma mariposa que produz o fio da seda, a mariposa coloca cerca de 500 ovos dos quais eclodem larvas de até 2,5 mm de comprimento.

(b) O linho, também de origem animal, já possui relatos de utilização desde 30.000 a.C. no Período Neolítico. O linho vem de uma planta Linum sp que é cultivada a pelo menos 8000 anos, portanto de origem vegetal. 

(c) O algodão, de origem vegetal, é resultante de estruturas de pelos produzidos pela folha.
Não, é resultante de pelos produzidos pela semente.

(d) A lã é um produto de origem animal que absorve umidade, rica em colágeno e elastina, podendo ser produzida a partir de ovelhas, cabras, camelos, bois e coelhos. A lã provem principalmente de ovelhas e cabras e sua composição principal é a queratina/proteína.

(e) Couro e pele são importantes materiais para indumentárias, principalmente para proteger do frio, sendo a elastina a proteína predominante.  Para proteger de atrito mecânico mas não do frio.

5
Considerando que em cavalos o número diploide de cromossomos é de 64, pergunta-se:
(I) Qual o número de autossomos em um espermatozoide de um macho? 
(II) Qual a constituição cromossômica do macho e da fêmea? 
Assinale a alternativa que contém a resposta correta.
(a) (I) 32 autossomos; (II) macho 32 A + XY e fêmea 32 A + XX. 

(b) (I) 32 autossomos; (II) macho 62 A + XY e fêmea 62 A + XX.

(c) (I) 31 autossomos; (II) macho 31 A + XY e fêmea 31 A + XX. Se o número de cromossomos é 64, são 32 pares sendo que 31 pares são autossomos e 1 par restante é o que compreende os cromossomos sexuais que são morfologicamente diferentes entre si, então a constituição cromossômica é 31 A (62 A) + XY (2)= 64  para macho
                                                            31 A (62 A) + XX (2)= 64 para fêmea.

(d) (I) 31 autossomos; (II) macho 62 A + XY e fêmea 62 A + XX. 

(e) (I) 30 autossomos; (II) macho 30 A + XY e fêmea 30 A + XX.


6
No filme, “Alien” de Ridley Scott, a atriz Sigourney Weaver, junto com um grupo de astronautas, enfrenta uma espécie alienígena com ciclo de vida que, ainda em estágio larval, é inserido no corpo de um humano, do qual se alimenta, até emergir rompendo o abdômen causando a sua morte. O que alguns não sabem é que esse processo é muito comum na natureza e representa uma estratégia de vida dos animais. Sobre esse assunto, pode-se afirmar que 

(a) o processo descrito acima é denominado, na Biologia, predatismo intraespecífico. Em outras palavras "canibalismo" pois relações intraespecíficas são entre seres vivos da mesma espécie. Alternativa incorreta :)

(b) é um processo semelhante à relação ecológica entre a anêmona-do-mar que parasita o caranguejo-eremita. Relação de inquilinismo , interespecífica e harmônica pois o caranguejo evita predadores com a anêmona que o protege com seus tentáculos venenosos e por sua vez o caranguejo transporta a anêmona, que é um ser vivo de vida fixa, para locais diferentes aumentando as possibilidades de alimentação.

(c) o termo correto para o “Alien” seria parasitoide, um misto de parasita e predador, considerado uma relação interespecífica.  O parasitóide causará a morte do hospedeiro para completar seu ciclo de vida e a relação é interespecífica desarmônica, ou seja, ocorre entre espécies diferentes. 

(d) o hospedeiro estabelece uma relação de mutualismo com o seu parasita, ou seja uma relação interespecífica. Mutualismo é uma relação ecológica na qual duas espécies dependem uma da outra para sobreviver, uma ajuda a outra.

(e) a relação intraespecífica é denominada de inquilinismo. As relações intraespecíficas ocorrem entre seres vivos da mesma espécie.


7
“As mulheres nascem com um determinado número de óvulos”. Essa máxima perdurou por muito tempo implicando em um período restrito de fertilidade em função do envelhecimento dessas células e, consequentemente, acarretando problemas na gravidez e no feto. A ciência, em 2004, descobriu as células-tronco ovarianas (CTOs), o que significa uma nova revolução reprodutiva. Sobre o enunciado acima, é correto afirmar que 

(a) as mulheres nascem com um número determinado de células, pois todas suas ovogônias iniciam sua meiose no período embrionário, formando ovócitos II. 

(b) a identificação de CTOs impossibilita a mulher desenvolver células jovens para a reprodução que podem ser retiradas em qualquer fase do ciclo reprodutivo. 

(c) uma das implicações associadas à idade dos óvulos são as doenças e síndromes, que não seriam evitadas, pois a mulher já possui a predisposição. 

(d) a síndrome de Dowm apresenta uma relação de 1 caso para 700 nascimentos; como é uma doença genética, as CTOs não ajudariam neste caso. 

(e) a técnica mais recomendada atualmente para evitar gravidez de risco é a retirada de óvulos de mulheres em idade fértil, para posterior fecundação. Com os óvulos retirados e congelados em mulheres jovens minimiza-se as chaces de possíveis problemas que poderiam ser desencadeados com óvulos liberados em um tempo maior.


8
Vários mecanismos de recuperação de florestas em áreas degradadas estão em prática no Brasil e uma delas é a dispersão de sementes por aviões e helicópteros. Porém, nem todas as espécies de árvores podem fornecer sementes aptas para o reflorestamento. Assinale a alternativa que sugere a melhor opção de dispersão de sementes. 

(a) O uso de sementes de espécies vegetais de comunidade clímax por encontrar os fatores bióticos e abióticos para seu estabelecimento. 

(b) O uso de sementes de plantas que possuem frutos indeiscentes, auxiliadas pela dispersão dos animais existentes na área.

(c) O uso de sementes de espécies pioneiras pela alta taxa de adaptação e de dispersão e de polinização anemófila.Na verdade o uso de sementes pioneiras que são de pequeno porte e passageiras  combinado com espécies climax seria a melhor opção pois as espécies pioneiras fazem sombra para as espécies climax sem abafa-las.

(d) O uso de sementes de angiospermas, por terem sementes nuas, tem facilidade de germinação.

(e) O uso de sementes de espécies tardias possibilita a ocorrência da sucessão ecológica vegetal e, consequentemente, a recuperação da fauna silvestre.

9
Inovações tecnológicas têm sido utilizadas para examinar com rapidez e precisão milhares de células, buscando encontrar em algumas delas anormalidades que indiquem doenças. Isso é possível devido à utilização de citômetros de fluxo, que unem tecnologia óptica a sistemas computacionais. Essa tecnologia facilita a identificação de enfermidades e permite avaliar precisamente a resposta dos pacientes a um dado tratamento, já que é possível identificar mínimas quantidades de células doentes. Essa tecnologia só foi possível ser desenvolvida com conhecimento da morfologia e fisiologia celular.
FIG 1: Representação esquemática de citometria de fluxo. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 16. 
Considerando a espécie humana, assinale a alternativa correta em relação ao uso da técnica de citometria de fluxo. 

(a) Células sanguíneas brancas possuem núcleos de forma e tamanho diferentes possibilitando sua identificação e quantificação pelo equipamento. 

(b) Enfermidades como AIDS aumentam a carga viral fazendo a alteração da massa nuclear das hemácias identificadas pelo equipamento. O vírus da AIDS ataca os Linfócitos T, um tipo de Leucócito ou glóbulo branco, já as hemácias são os glóbulos vermelhos que são anucleadas, não possuem núcleo.

(c) A associação de fluoróforos, que se ligam ao DNA, possibilita a quantificação de DNA no hialoplasma. Fora de contexto do enunciado.

(d) A utilização de anticorpos marcados para identificar o glicocálice, componente da parte interna da bicamada lipídica, possibilita o diagnóstico de diabetes. Fora de contexto do enunciado.

(e) Essa técnica é possível, porque as células sanguíneas são morfofisiologicamente diferentes no mesmo indivíduo, exatamente por terem DNAs diferentes. O DNA das células é o mesmo pois se trata do mesmo organismo, a diferença é os genes que estão sendo expressos em cada tipo de célula.


10
A osmorregulação é um processo fundamental para o sucesso biótico de muito animais, permitindo que estes mantenham regulados seus meios internos em relação aos meios externos. Em relação às estratégias de osmorregulação, é correto afirmar que

(a) os animais estenoalinos são os que possuem a capacidade de adaptação a diferenças ambientais rápidas como acontece nos estuários. Animais estenoalinos de água doce  ou salgada não conseguem administrar variações de salinidade, ou seja não se adaptam. 

(b) os animais eurialinos são os que conseguem modificar suas condições fisiológicas controlando o equilíbrio hídrico e as trocas iônicas com o meio. 

(c) o principal órgão osmorregulador nos animais terrestres é o pulmão, que mantém o equilíbrio de sais e de água no sangue. São os rins.

(d) alguns invertebrados utilizam a estratégia de camadas tegumentares como conchas, exoesqueleto ou queratina para facilitar o ganho de água. Conchas, exoesqueletos e queratina são estruturas rígidas de sustentação e proteção.

(e) as aves são os vertebrados mais eficientes em relação à osmorregulação, pois seu sistema excretor elimina grande quantidade de amônia. A principal metabólito de excreta das aves é o ácido úrico. Dã<

-------------------------------------

Isso ai galera, muitos estão de férias agora mas logo a maratona reinicia. Se este post te ajudou deixe seu comentário, é importante pra mim. Também deixe sua sugestão para melhorar as postagens. Precisando de uma ajuda mais pontual pode fazer seu cadastro no <weeazy.com> e marca uma aula cortesia de Bio.  O cadastro é gratuito.

Em seguida vou postar a prova de Bio da Ucs do vestibular de Verão de dezembro de 2015.