terça-feira, 25 de outubro de 2016

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE DNA

DNA é a molécula da vida. Todos os seres vivos possuem DNA e este contém todas as informações genéticas de uma espécie,  é através dele que ocorre a hereditariedade.
DNA é uma molécula gigante ou mais tecnicamente falando, uma macromolécula formada por cadeias duplas e helicoidais de nucleotídeos. Os nucleotídeos possuem um açúcar chamado de desoxirribose, um grupo fosfato e uma base nitrogenada (púrica ou pirimídica). As bases púricas são adenina e guanina e as pirimídicas são timina e citosina. Na dupla hélice as bases púricas se conectam com as pirimídicas formando o “código genético” e cada trinca de bases codifica um aminoácido, que por sua vez é uma unidade formadora de proteína (as proteínas são extremamente importantes na estrutura e no metabolismo dos seres vivos e são formadas por pelo menos centenas de aminoácidos) um segmento do DNA possui um gene que por sua vez tem o código genético para decodificar uma proteína (síntese proteica).
A sigla DNA vem do inglês e, em português a sigla é ADN, Ácido Desoxirribonucleico.
Encontramos o DNA no núcleo de células nucleadas (eucarióticas) e disperso no citoplasma de células procarióticas, isto é, sem núcleo individualizado como as bactérias.
A organização do DNA nas células é altamente condensado em forma de cromossomos e quando ocorre a replicação ou duplicação do DNA este é encontrado em forma de cromatina.
Observe a ilustração a seguir:




                                                               NUCLEOTÍDEO

A figura acima ilustra a fita dupla de DNA demonstrando da esquerda para a direita a estrutura química do nucleotídeo contendo o grupo fosfato (P), o açúcar desoxirribose (D) e a base nitrogenada (A-T-G-C). O esquema do meio ilustra a dupla hélice e as conexões entre as bases por ligações químicas do tipo pontes de hidrogênio e logo a direita temos uma ilustração da macromolécula de DNA num esquema 3D.



                                                                                      Profº  Alex Mota



Nenhum comentário:

Postar um comentário